109 - Nota Serviço - Municipal

De wiki-externa
Ir para: navegação, pesquisa

Visão Geral

A tela de Nota de serviço municipal tem como objetivo o faturamento de serviços, que diferente do faturamento de produtos pela Nota Fiscal Eletrônica, o imposto é devido as prefeituras.

Configurações para Emissão

Da mesma forma que a NF-e, o emissor de serviços deve ser autorizado para a emissão de Nota fiscal de serviços, e a configuração para a emissão deve ser feito pelo Suporte IBS, pois os dados devem ser repassados pela contabilidade e configurados no sistema.

Usabilidade

A forma de utilização da tela é idêntica as outras telas de Faturamento (DAV's, NF-e), e a tela possui as seguintes abas:

  • Principal: Onde o usuário irá inserir as informações básicas para a emissão de um NFS-e, como tipo de nota, data e hora de saída, cliente, vendedor, condição de pagamento e os serviços executados, consta ainda com um campo chamado "DAV/Pré-Venda", onde o usuário pode informar o número de movimento de uma Ordem de Serviço por exemplo, e o sistema irá preencher os campos automaticamente com as informações da OS.
  • Pagamento: Aba onde será informado as parcelas da condição de pagamento, caso seja escolhido uma condição de pagamento personalizada, ou se for escolhido uma condição de pagamento pré-cadastrada no sistema, as parcelas irão aparecer nesta aba, também pode ser informado observações que irão aparecer na impressão da nota.
  • Doc. Referenciado: Esta aba serve para referenciar um movimento a esta nota
  • Histórico Cliente: Aba para consultar as últimas compras do cliente informado na nota
  • Informações Cartão: Aba para ser inserido o Nr. de Autorização da venda no cartão
  • Nota Serviço Municipal: Usuário poderá escolher a cidade onde está sendo prestado o serviço.

Gerenciamento das Notas

O Gerenciamento das notas como a consulta ou cancelamento são feitos pela tela (132) NF-e Municipal

Impostos/Retenções

Algumas empresas necessitam reter alguns impostos diferenciados (IRRF, CSLL, PIS, Cofins, ISS), essas configurações devem ser feitas pelo suporte IBS junto com a contabilidade.

Validações

CNAE - Os serviços possuem um código chamado CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), só pode ser adicionados serviços com o mesmo CNAE na NFs-e, pois existem servidores de recebimento de algumas prefeituras que não suportam mais de um CNAE na mesma nota.