344 - Conciliação Cartão de Crédito
Índice
Visão geral
A tela 344 visa fazer a integração entre a NexXera que é a instituição que processa os arquivos das operadoras para integração com o sistema.
Primeiramente é interessante entender que essa integração é realizada por partes:
- Cliente realiza a Venda no Cartão.
- NexXera Processa o retorno das Adquirentes.
- Sistema Importa Arquivos disponíveis para processamento.
- Cliente Associa POS as vendas relacionadas.
- Sistema Processa o arquivo selecionado.
- Sistema Concilia o arquivo selecionado.
Cliente realiza a Venda no Cartão
Procedimento padrão de venda do cliente seja ela no TEF ou no POS.
NexXera Processa o retorno das Adquirentes
Esse processo é realizado pela NexXera para todas adquirentes que foi feita a solicitação, no momento de implantação do processo é necessário
dar a devida atenção para isso assim como posteriormente no caso de adquirirem mais Adquirentes, já que se o cliente tiver Cielo e Rede e ser
solicitada apenas o processamento da Cielo o que for vendido na Rede não irá constar nos arquivos, não sendo possível assim realizar a conciliação dessas vendas.
Sistema Importa Arquivos disponíveis para processamento
Primeiramente devem ser configurados os parametros: NR_USUARIO_CAIXA_POSTAL_NEXXERA e NR_SENHA_CAIXA_POSTAL_NEXXERA com os dados da caixa postal do cliente.
Ao acessar a tela 344 é possível clicar no botão "Verifica/Baixa Arq. Disponíveis" onde o sistema irá consultar na caixa postal da NexXera os arquivos
disponíveis para download, depois automaticamente irá fazer o download dos mesmos.
Cliente Associa POS as vendas relacionadas
Caso o Cliente utilize POS no seu estabelecimento será necessário realizar o cadastro dos dados do que é vendido no POS, esse processo deve ser
realizado para TODAS transações realizadas no POS através da tela "345 Gerenciador POS Sem Nr. Autorização" e clicar em "Atualizar Grid" onde serão apresentados todas as
vendas com POS, basta selecionar a venda desejada e clicar em "Cadastrar Autorização" que o movimento será carregado na tela "346 Manutenção Informações Cartão". Nesta tela
será necessário informar a sequencia de Autorização, a Sequencia da Parcela da Autorização e a Parcela correspondente ao cartão no Financeiro do sistema, feito isso informe
o Numero de Autorização e o NSU Host Autorização.
Para o sistema entender que é um POS é necessário que o tipo de cobrança esteja marcado como Cartão e não esteja com Rede Ativa ou TEF dedicado configurado/ativado.
Sistema Processa o arquivo selecionado
Na tela 344 após realizar a baixa dos arquivos eles ficam pendente ao processamento, em preto conforme a legenda, basta selecionar o arquivo desejado e clicar em "Processar Arquivo"
que ele será importado para o sistema, é importante lembrar que deve ser feito o processamento dos arquivos mais antigos para os mais novos e dos arquivos de VENDA primeiramente para
só depois fazer para os de pagamento.
Sistema Concilia o arquivo selecionado
Uma vez processado o arquivo ficará em Azul conforme Legenda e a partir dai é possível fazer a conciliação para cada tipo de arquivo o sistema faz determinadas tarefas ao Conciliar,
para arquivos de Venda o sistema compara o Numero de Autorização e o NSU Host do arquivo com os da tabela DOC_FATURA_INFO_CARTAO encontrando assim as vendas correspondentes, além disso
o sistema compara se o total em cartão fecha com o total do arquivo, caso ocorra uma diferença de até 2 centavos o processamento passa para o próximo passo que é verificar se as parcelas
estão idênticas, nesse passo são utilizadas as informações do arquivo de conciliação para comparar e se caso houver diferença alterar o valor das parcelas no sistema e a data de vencimento.
É muito importante lembrar que as parcelas devem estar em ABERTO, não podem estar canceladas ou pagas, então não se deve utilizar o Quita quando Gera nem o Pagamento Imediato no tipo de cobrança
cartão.
No caso do sistema não conseguir fazer a conciliação ficará pendente para ser realizada manualmente, nesses casos o cliente deve verificar a questão de valores o por que da divergência do arquivo e do sistema.
Uma vez corrigida a diferença basta selecionar o dia/arquivo e clicar em Conciliar novamente.
No caso de uma conciliação de um arquivo de pagamento o sistema primeiramente verifica se já houve a conciliação do arquivo de venda dessa parcela, é importante prestar atenção nas mensagens de aviso
que o sistema irá soltar nesse momento pois nelas terão os procedimentos que são necessários para realizar a conciliação completa dos pagamentos.
Um exemplo de mensagem é a que avisará o usuário que esta sendo conciliado um pagamento que não existe a conciliação da venda, que pode ter sido esquecida de ser processada ou até mesmo casos que
é necessário um contato com a adquirente para gerar um novo arquivo com a venda para o processamento da nexxera e posteriormente baixar esse novo arquivo de venda e processar ele para só depois
ser realizado o processamento da venda.
Além de fazer a quitação da parcela do cartão associada no caso de clientes com conta financeira o sistema também gera um lançamento de débito referente ao valor da taxa cobrada pela Adquirente.