Boleto Bancario Conceito

De wiki-externa
Ir para: navegação, pesquisa

O conceito de boleto bancário poderá ser obtido através do link: Boleto bancário

O que é uma Remessa?

É um arquivo texto que obedece aos layouts FEBRABAN e/ou CNAB padronizado pelo Banco Cedente que contém toda a cobrança a ser realizada.

O arquivo deve ser do tipo texto, contendo um registro por linha. Não deve ser utilizado nenhum tipo de compactador de arquivos para que o mesmo seja encaminhado ao seu banco. Você deverá entrar em contato com o seu banco para se informar qual é o meio disponibilizado para envio deste arquivo.

Os layouts do arquivo remessa seguem as padronizações estabelecidas pelo CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) e pelo órgão técnico da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).
Consulte o seu gerente de contas ou a aréa de cobrança do seu banco para saber qual é o layout que você irá utilizar.

Normalmente, o arquivo remessa é utilizado na cobrança do tipo registrada.

Cobrança "registrada":

É aquela em que as informações a serem cobradas são enviadas previamente ao Banco sob os padrões CNAB e/ou FEBRABAN para a prestação de serviços adicionais, tais como: Impressão e postagem de boletos, serviço de Protesto, serviço de Controle do Recebimento da cobrança, solicitações de baixas e alterações etc.

Alguns Bancos possuem o padrão CNAB 400 e outros FEBRABAN 240 e outros possuem os dois.

Para remeter um arquivo de remessa para seu Banco informe-se primeiro com seu Gerente sobre o tipo de arquivo adotado por esta instituicão financeira.

Posso utilizar impressoras Jato de Tinta ou Laser para imprimir os boletos?

Sim, com o avanço tecnológico atualmente os boletos já podem ser impressos em impressoras do tipo Laser ou Jato de Tinta, tornando assim, accessível e prático para o usuário final a impressão dos boletos
utilizando folha de papel tamanho A4, mantendo-se assim, a precisão e integridade do Código de Barras.

Quanto aos aspectos da leitura, não ocorre nenhum problema pelo fato do boleto ser impresso com tinta. Os pré-impressos dos bancos são impressos em gráficas e também são impressos com tinta. Somente para
esclarecer melhor como é feita a leitura de um código de barras por um leitor ótico, segue abaixo uma explicação bem simples:
Ela é feita através da reflexão ou não do feixe do laser que é colocado sobre o papel.

A cor "branca" representa a ausência total de cor pelo fato de nenhuma das ondas eletro-magnéticas das frequências da luz serem absorvidas pela superfície, sendo as mesmas totalmente refletidas.
Já com a cor "preta", o contrário acontece, sendo todas as frequências absorvidas e é por isto que sabemos que a cor preta é na realidade a mistura de todas as outras cores.

Sendo assim, na realidade as frequências de onda que são refletidas para o leitor de código de barras correspondem aos espaços em branco do código de barras e não aos pretos, que na realidade absorvem a luz
ao invés de refletí-la. Esta é a razão pela qual todo e qualquer código de barras, independente do padrão utilizado, sempre começa e termina por barras "pretas" e nunca por barras "brancas".

Com relação as nossas soluções de cobrança todas elas suportam impressoras Laser e Jato de tinta (não faz diferença se para a Internet ou não).

O único problema que pode ocorrer na leitura de códigos de barras é quando a impressora (laser ou jato de tinta) possui uma margem inferior muito grande, pois se o código de barras é impresso muito acima do
final do papel ele não ficará na altura do laser da leitora, e neste caso, não poderá ser lido sem que o papel inferior seja cortado.

Neste caso deverá ser realizados ajustes e testes para acertar a altura do Código de Barras de forma a manter o padrão estipulado pela FEBRABAN.

No caso do boleto gerado On line ou por e-mail isto não ocorre nunca, pois, o Sacado terá sempre que efetuar o corte na linha indicada que está posicionada precisamente no local indicado pelo padrão da FEBRABAN.