Boleto Bancario Remessa
É um arquivo texto que obedece aos layouts FEBRABAN e/ou CNAB padronizado pelo Banco Cedente que contém toda a cobrança a ser realizada.
O arquivo deve ser do tipo texto, contendo um registro por linha. Não deve ser utilizado nenhum tipo de compactador de arquivos para que o mesmo seja encaminhado ao seu banco. Você deverá entrar em contato com o seu banco para se informar qual é o meio disponibilizado para envio deste arquivo.
Os layouts do arquivo remessa seguem as padronizações estabelecidas pelo CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) e pelo órgão técnico da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).
Consulte o seu gerente de contas ou a aréa de cobrança do seu banco para saber qual é o layout que você irá utilizar.
Normalmente, o arquivo remessa é utilizado na cobrança do tipo registrada.
Cobrança "registrada":
É aquela em que as informações a serem cobradas são enviadas previamente ao Banco sob os padrões CNAB e/ou FEBRABAN para a prestação de serviços adicionais, tais como: Impressão e postagem de boletos, serviço de Protesto, serviço de Controle do Recebimento da cobrança, solicitações de baixas e alterações etc.
Alguns Bancos possuem o padrão CNAB 400 e outros FEBRABAN 240 e outros possuem os dois.
Para remeter um arquivo de remessa para seu Banco informe-se primeiro com seu Gerente sobre o tipo de arquivo adotado por esta instituicão financeira.