ECF não comunica: O que fazer?
Índice
Objetivo
O intuito dessa base de conhecimento é nortear, um passo-a-passo do que pode ser feito, para identificar o problema, e claro, tentar ao máximo resolver o mesmo, antes de nos isentarmos do problema, e também nos certificarmos de que não foi uma falha interna antes de passar a diante o problema. Isso ocorre, pois muitas vezes o cliente não sabe dizer qual o real problema, para ele as vezes, é "cupom travado" para nós, é uma falta de configuração de algo por exemplo.
Perguntas básicas
Se começa pelo mais básico, coletando informações. Perguntar coisas básicas, que muitas das vezes parecem bobeira, podem resolver muitos atendimentos. Algumas perguntas que podem ser feitas:
- ECF está ligada?
R.:Se tudo estiver conectado mas ainda informar que desligada, pedir para reiniciar tudo, PC, ECF, ...
- Já reiniciou o Sistema/ECF?
R.:Pode ter ocorrido algum outro problema como "Access Violation", que trava as funcionalidades do sistema PAF, ...
- Está com alguma luz de erro piscando?
R.:Verificar o significado, cada ECF possui uma tabela com significado dos LEDs, mas normalmente é falta de papel, ou tampa mal fechada,...
- Está com pouco papel?
R.:Pedir para abrir a tampa e fechar...
- Todos os cabos estão bem conectados?
R.:Pedir para reconectá-los...
- Aconteceu algum problema antes da ECF parar de comunicar?
R.:Queda de energia, PC reiniciou, ...
- Emitiu duas vezes a Redução Z?
R.:Neste caso, somente entrando em contato com uma assistência técnica autorizada, para liberar novamente a ECF para emissão de cupons no dia, através de uma intervenção no equipamento, a grande maioria das assistências cobram um valor para isso.
- Está retornando Timed Out ao enviar comandos ao ECF?
R.:Geralmente, se resolve reiniciando o equipamento e/ou reconectando os cabos, caso a mensagem retorno algum código de erro, cada ECF possui seus próprios códigos, talvez seja útil pesquisar pelo mesmo.
Grande Total
Para verificar se este é o problema, basta fechar o sistema e abrir novamente, se apresentar uma mensagem como essa:
--------------------------- CarregaInfECF --------------------------- Ocorreu violação do Grande Total informado no arquivo auxiliar. -------------------------------------------------------------------------------- Nr. Fabricação do ECF : BE10EMULADOR00000000 Grande Total : 1982907,50 -------------------------------------------------------------------------------- IBS Informática (047)3520-0800 ibs@ibs.inf.br --------------------------- [1] Ok ---------------------------
Se o problema for esse, execute o arquivo cofig.exe, caso IbsFiscalPAF, ou configuracoes.exe, caso IbsFiscalPAF-WS. Entre com o usuário ibs e a senha ibsmultib (para ambos), na aba PAF-ECF, informe o valor correto do Grande Total para a ECF com problema, e clique no raio amarelo.
Quando ocorrendo com frequência
As principais causas do Grande total são:
- Queda de energia;
- Falta de NoBreak (energia oscilando);
- NoBreak sem devida manutenção (energia oscilando);
O ideal, é nunca acontecer esse problema, porém pode acontecer casos esporádicos em clientes, principalmente por falta de luz, etc. Mas quando o problema se torna recorrente, no mesmo cliente e mesma ECF, é necessário fazer uma análise um pouco mais a fundo, para entender a causa do problema, perguntar sobre NoBreak, se ocorre em períodos específicos, etc.
Comunicação com a ECF
Caso o problema realmente seja a comunicação com a ECF e o sistema, é necessário testar a comunicação com a ECF em algum aplicativo externo, seja um aplicativo Exemplo e/ou o próprio aplicativo da fabricante. E com a informação de em qual porta está comunicando a ECF, ajustar no config.exe ou configuracoes.exe, descriptografando o arquivo ECF.ini, e dentro do bloco [ECF], no parâmetro Porta=, ficando da seguinte forma:
[ECF]
...
Porta=número da porta COM*, ou escrever USB
...
*Escrever apenas o número mesmo (1,2,3,...), não escrever COM1, COM2, ...
Vínculos entre ECF x Sistema
Normalmente, se você chegou aqui, ou o problema persistiu, ou não era problema de comunicação com a impressora em si, mas sim a comunicação entre ECF e sistema. Há algumas coisas que podem estar causando seu problema:
Tipo de cobrança não configurada
Exemplo de mensagem:
--------------------------- RegistraFormaPag --------------------------- O tipo de cobrança (Cheque Pre) não foi configurado no ECF.ini --------------------------- [1] Ok ---------------------------
Nesse caso, é necessário vincular o tipo de cobrança da mensagem, no exemplo "Cheque Pre", com um tipo de cobrança da ECF, não necessariamente precisa estar escrito igual na ECF, pode ser só Cheque, ou até qualquer outra coisa, mas é obrigatório estar vinculado a um tipo de cobrança na ECF para funcionar. Esse vínculo é feito ao descriptografar o arquivo ECF.ini no config.exe ou configuracoes.exe, vinculando dentro do bloco [FormaPgto], onde sempre será na configuração:
Tipo de cobrança do sistema(por extenso) = Tipo de cobrança da ECF(Podendo ser por extenso ou código, dependendo do modelo da ECF)
Atente-se as letras maiúsculas e minúsculas, pois elas podem causar problemas caso escritas erradas.
Alíquota não configurada
Exemplo de mensagem:
--------------------------- Find --------------------------- A alíquota "P17_00" não está cadastrada no arquivo ECF.INI --------------------------- [1] Ok ---------------------------
Assim como o tipo de cobrança, também é necessário vincular a alíquota utilizada no produto, no exemplo "P17_00" que seria 17% ICMS, com a alíquota na ECF, porém neste caso precisa ser A MESMA ALÍQUOTA NA ECF, diferente do tipo de cobrança onde não há essa necessidade, para funcionar corretamente. Esse vínculo é feito ao descriptografar o arquivo ECF.ini no config.exe ou configuracoes.exe, vinculando dentro do bloco [ModeloDaEcf*], onde será na configuração:
Alíquota, de acordo com o "Modelo da Ecf"*, nesse exemplo seria P17_00 = Código da alíquota respectiva na ECF
* pode ser "ACBR", "EpsonTH", "BematechTH",... para descobrir qual está usando atualmente, dentro do bloco [ECF], existe o campo ECFInst=.
Aplicativo para teste de comunicação de cada Modelo/Marca e configurações ECF.INI
Ajude a manter padronizado e atualizado este artigo! Aqui também constam os links para configuração de cada ECF.INI, de acordo com o modelo da ECF.
ECF.INI genérico
Algumas configurações são indiferente o modelo, então essas serão agrupadas nesta wiki, com suas devidas explicações.
Epson
TM-T800F e TM-T900F
- ECFInst = ACBR
Aplicativo para testes de comunicação e configurações recomendado:
ECFTeste, disponível em: ftp://suporte.vexta.com.br/IBS/PAF%20WS/Util/Comunicacao/aCBr/
Outros modelos
Modelos testados:TM-T81 FBIII, caso outro modelo necessário testar.
- ECFInst = EpsonTH
Aplicativo para testes de comunicação e configurações recomendado:
EPmfd, disponível em: ftp://suporte.vexta.com.br/IBS/PAF%20WS/Util/Comunicacao/Epson/
Bematech
MP-4200 TH FI e MP-4200 TH FI II
- ECFInst = ACBR
Aplicativo para testes de comunicação e configurações recomendado:
ECFTeste, disponível em: ftp://suporte.vexta.com.br/IBS/PAF%20WS/Util/Comunicacao/aCBr/
Obs.: Se estiver emulando a porta de comunicação, verificar se a velocidade da porta está a mesma entre bemafi32.ini e o Gerenciador de dispositivos, a velocidade recomendada é 9600 em ambos.
Outros modelos
Modelos testados:A,B e C, caso outro modelo necessário testar.
- ECFInst = BematechTH
Aplicativo para testes de comunicação e configurações recomendado:
Bematool, disponível em: ftp://suporte.vexta.com.br/IBS/PAF%20WS/Util/Comunicacao/Bematech/
Daruma
Modelos testados:A,B e C, caso outro modelo necessário testar.
- ECFInst = DARUMATHFRAME
Aplicativo para testes de comunicação e configurações recomendado:
Urmet - ToolFS, disponível em: ftp://suporte.vexta.com.br/IBS/PAF%20WS/Util/Comunicacao/Daruma/
Sweda
Modelos testados:A,B e C, caso outro modelo necessário testar.
- ECFInst = SwedaTH
Aplicativo para testes de comunicação e configurações recomendado:
Lacrador, disponível em: ftp://suporte.vexta.com.br/IBS/PAF%20WS/Util/Comunicacao/Sweda/
Urano
Modelos testados:A,B e C, caso outro modelo necessário testar.
- ECFInst = URANOTH
Aplicativo para testes de comunicação e configurações recomendado:
DemoLog, disponível em: ftp://suporte.vexta.com.br/IBS/PAF%20WS/Util/Comunicacao/Urano/
Outros dispositivos NÃO ECF
MFE
- ECFInst = -
Aplicativo para testes de comunicação e configurações recomendado:
- , disponível em: -
SAT
- ECFInst = -
Aplicativo para testes de comunicação e configurações recomendado:
- , disponível em: -