Relatório de Mapa de Vendas
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Relatório de Mapa de Vendas
O Relatório de Mapa de Vendas é um relatório enviado para o e-mail dos vendedores, contendo informações das vendas dos mesmos.
Visão Geral
O objetivo desta wiki é explicar e demonstrar todas as funcionalidades e características do relatório de Mapa de Vendas enviado por e-mail para os vendedores.
Filtro nos Pedidos por Vendedor/Carteira de Clientes
O relatório de Mapa de vendas separa as linhas do relatório de acordo com a carteira de cliente do vendedor do pedido. Portanto, cada linha do relatório é referente à uma carteira de clientes. Cada carteira de clientes no sistema possui um vendedor principal, que seria o "dono" da carteira e assim também "dono" da linha do relatório. Quando este vendedor cria um pedido, automaticamente este pedido será associado à carteira de clientes dele, e portanto poderá (ou não) aparecer no relatório de mapa de acordo com as regras do relatório que serão explicadas a seguir.
Envio de E-mail
Para que um vendedor receba o e-mail do mapa de vendas, é preciso cadastrar o e-mail do vendedor na aba "Contato" da tela "161 - Vendedor". O tipo do e-mail a ser selecionado deverá ser "Relatórios" assim como segue o exemplo na imagem abaixo.
Vale ressaltar que: Só aparecerão no mapa de vendas as carteiras cujo vendedor possuir o e-mail do tipo "Relatórios" cadastrado.
Regras das Colunas do Relatório
O mapa de vendas é dividido em duas partes: cabeçalho e corpo.
Cabeçalho do Relatório
O cabeçalho é a parte superior do relatório que mostra 3 informações gerais, são elas:
- Período: Mês base para os dados do relatório. Normalmente o mês atual da geração
- Dias Úteis: Quantidade de dias úteis no mês atual. Utilizado para calcular a margem atingida do mês
- Data da Geração: Data e hora em que o relatório foi criado, bem como os dados foram coletados da base de dados.
Corpo do Relatório
O corpo é onde são mostradas as linhas contendo as informações de cada carteira de clientes. Cada linha do relatório contém as seguintes colunas/informações:
- Cod.: Código da carteira de clientes pertencente ao vendedor.
- Vendedor: Descrição da carteira de clientes pertencente ao vendedor.
- Pedidos Análise: Pedidos emitidos no dia que não passaram pelas analises de vendedor, preço e crédito. São os pedidos que estão com tipo "Venda", porém não estão aguardando separação ainda.
- Pedidos Cancelados: São os pedidos que foram cancelados no dia de geração do relatório. Ou seja, estes pedidos encontram-se com situação "Cancelado"
- Valor Pedidos do dia: São os pedidos que já foram aprovados/liberados no sistema, ou seja, eles podem estar aguardando separação, conferência ou podem inclusive, estarem faturados. Para que o pedido seja somado ao valor desta coluna, a data em que o pedido entrou na situação "Aguardando Separação" deve ser igual a data de geração do relatório. Em alguns casos pode ocorrer do pedido não necessitar separação, então neste caso específico, para aparecer nesta coluna a data em que o pedido entrou na situação "Aguardando Faturamento" deverá ser igual a data de geração do relatório. Vale ressaltar que caso o pedido tenha sido interrompido antes da geração do relatório, ele não aparecerá nesta coluna, mas sim na coluna "Pedidos Análise".
- Margem Pedidos do dia:
- Pedidos Liberados:
- Valor Rec. Mes:
- Margem Rec. Mes:
- Pedidos Recebidos Mes:
- Pedidos Faturados Mes:
- Margem Bruta Faturada Mes:
- % atendido:
- Margem (mes):
- Margem (dia):
- Margem Atingida (mes):
- Margem Atingida (dia):
Observações
- Todos os valores dos pedidos são baseados no valor de total dos produtos. Ou seja, os valores apresentados no relatório são obtidos sem o valor de impostos.