EntidadeCreditos

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Utilização de Créditos para Clientes

Funcionamento do sistema de créditos do cliente

Visão Geral

Os créditos para os clientes são adicionados, quando o cliente faz uma devolução de venda ou uma nota de entrada com a natureza de operação de devolução. Os créditos que um cliente possui podem ser utilizados em pedidos, ordens de serviços ou na baixa de títulos a receber parcial.

Adicionando/gerando créditos

A geração de créditos para determinado cliente se da através de 2 meios, o primeiro, através de uma devolução de venda, e segunda, pela criação de uma nota de entrada com natureza de operação de devolução.

Criação de devolução de venda

Uma devolução de venda pode ser criada a partir de uma venda. Quando uma devolução é criada para determinado cliente, o valor total da nota gerada pela devolução, é adicionado em créditos para o cliente que realizou a compra (nota). A criação de uma devolução de venda pode ser feita através da tela 231 - Criar Devolução de Venda

Nota de entrada

Outro meio de ser gerado crédito para algum cliente, é através da criação de uma nota de entrada, lembrando que para que seja adicionado os créditos para o cliente da nota de entrada, a natureza de operação da nota deve ter marcada a opção "Devolução" acessada através da tela 232 - Natureza de Operação

Natureza de Operação.


Consultando os créditos de um cliente

Os créditos de algum cliente, podem ser consultados através da aba "Créditos do Cliente" presente na tela "120 - Entidade".

Entidade - Créditos do Cliente.


Esta aba, estará habilitada apenas para os clientes que possuírem algum crédito cadastrado, caso no cadastro de algum cliente não aparecer a aba "Créditos do Cliente" significa que o cliente não possui nenhum crédito. Nesta aba também é possível, além de consultar os créditos do cliente, consultar o extrato do mesmo, ou seja, as últimas "transações" que envolveram os créditos da entidade.

Utilizando os créditos

Os créditos que um cliente possui, pode ser utilizado na emissão de um pedido, ordem de serviço ou na baixa de contas a receber parcial.

Pedido e Ordem de Serviço

O funcionamento da utilização dos créditos se dá da mesma maneira tanto no pedido, quanto na ordem de serviço... Para utilizar os créditos, nestes casos, são necessárias algumas condições.

  • O cliente precisa ter saldo em seus créditos
  • O tipo de cobrança da primeira parcela de ser um tipo de cobrança que possui a opção "Crédito" marcada no seu cadastro na tela 220 - Tipo de Cobrança.
  • Apenas na primeira parcela do pedido/OS pode ser selecionado o tipo de cobrança "Crédito"

O saldo de crédito do cliente também aparece na aba "Pagamento" da tela de Pedido e Ordem de Serviço.

Pedido - Saldo de Créditos do Cliente.


Baixa de Títulos a Receber Parcial

O crédito de determinado cliente também pode ser utilizado na tela "328 - Baixa de Titulos a Receber Parcial". Para isto, na aba "Grade" da tela deve-se selecionar apenas um contas a receber para realizar baixa, pois a utilização dos créditos nesta tela, é a possível apenas para 1 contas a receber por vez. Após selecionar o contas a receber, caso, o cliente possua créditos, aparecerá no parte inferior da tela uma opção "Efetuar baixa usando crédito". Caso esta opção estiver marcada, ao efetuar a baixa do contas a receber, o valor dele será descontado do valor total de créditos do cliente, e caso o saldo de créditos do cliente seja inferior ao total do contas a receber, será descontado todo o valor do saldo, do contas a receber.

Contas a Receber - Créditos do Cliente.