Relatório de Mapa de Vendas

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Relatório de Mapa de Vendas

O Relatório de Mapa de Vendas é um relatório enviado para o e-mail dos vendedores, contendo informações das vendas dos mesmos.

Visão Geral

O objetivo desta wiki é explicar e demonstrar todas as funcionalidades e características do relatório de Mapa de Vendas enviado por e-mail para os vendedores.

Filtro nos Pedidos por Vendedor/Carteira de Clientes

O relatório de Mapa de vendas separa as linhas do relatório de acordo com a carteira de cliente do vendedor do pedido. Portanto, cada linha do relatório é referente à uma carteira de clientes. Cada carteira de clientes no sistema possui um vendedor principal, que seria o "dono" da carteira e assim também "dono" da linha do relatório. Quando este vendedor cria um pedido, automaticamente este pedido será associado à carteira de clientes dele, e portanto poderá (ou não) aparecer no relatório de mapa de acordo com as regras do relatório que serão explicadas a seguir.

Envio de E-mail

Para que um vendedor receba o e-mail do mapa de vendas, é preciso cadastrar o e-mail do vendedor na aba "Contato" da tela "161 - Vendedor". O tipo do e-mail a ser selecionado deverá ser "Relatórios" assim como segue o exemplo na imagem abaixo.

Cadastro de E-mail do vendedor


Vale ressaltar que: Só aparecerão no mapa de vendas as carteiras cujo vendedor possuir o e-mail do tipo "Relatórios" cadastrado.

Horário de Envio de E-mail

O Relatório é enviado duas vezes por dia para os e-mails cadastrados, nos horários: 12:10 e 18:10.

Regras das Colunas do Relatório

O mapa de vendas é dividido em duas partes: cabeçalho e corpo.

Cabeçalho do Relatório

O cabeçalho é a parte superior do relatório que mostra 3 informações gerais, são elas:

  • Período: Mês base para os dados do relatório. Normalmente o mês atual da geração
  • Dias Úteis: Quantidade de dias úteis no mês atual. Utilizado para calcular a margem atingida do mês
  • Data da Geração: Data e hora em que o relatório foi criado, bem como os dados foram coletados da base de dados.

Corpo do Relatório

O corpo é onde são mostradas as linhas contendo as informações de cada carteira de clientes. Cada linha do relatório contém as seguintes colunas/informações:

  • Cod.: Código da carteira de clientes pertencente ao vendedor.
  • Vendedor: Descrição da carteira de clientes pertencente ao vendedor.
  • Pedidos Análise: Pedidos emitidos no dia que não passaram pelas analises de vendedor, preço e crédito. São os pedidos que estão com tipo "Venda", porém estão aguardando aprovação na análise de vendedor, preço ou crédito.
  • Pedidos Interrompidos: Valor total de pedidos que foram interrompidos no dia.
  • Pedidos Cancelados: São os pedidos que foram cancelados no dia de geração do relatório. Ou seja, estes pedidos encontram-se com situação "Cancelado"
  • Valor Pedidos do dia: São os pedidos que já foram aprovados/liberados no sistema, ou seja, eles podem estar aguardando separação, conferência ou podem inclusive, estarem faturados. Para que o pedido seja somado ao valor desta coluna, a data em que o pedido entrou na situação "Encaminhado para Separação" deve ser igual a data de geração do relatório. Em alguns casos pode ocorrer do pedido não necessitar separação, então neste caso específico, para aparecer nesta coluna a data em que o pedido entrou na situação "Aguardando Faturamento" deverá ser igual a data de geração do relatório. Vale ressaltar que caso o pedido tenha sido interrompido antes da geração do relatório, ele não aparecerá nesta coluna. Exemplificando a proposição anterior: Pode ocorrer do pedido ser interrompido na conferência, logo após ser separado. O que fará com que o pedido volte para pré-venda, o que o fará não aparecer no relatório até que seja mudado para venda novamente, e então ele passara por todos os processamentos novamente, até chegar na separação, para aí sim, aparecer nesta coluna de novo.
  • Margem Pedidos do dia: Esta coluna possui basicamente as regras da coluna anterior, porém aqui, o valor de cada pedido a ser somado é o valor total dos produtos subtraído do custo total do pedido.
  • Pedidos Liberados: Quantidade de pedidos do dia.
  • Valor Rec. Mes: Esta coluna possui as mesmas propriedades da coluna "Valor Pedidos do dia", a diferença é que não aparecem pedidos somente do dia, mas sim, pedidos desde o primeiro dia do mês, até a data atual. Lembrando que a data que contará para o filtro será a data que o pedido foi encaminhado para separação ou aguardando faturamento, como explicado na coluna mencionada anteriormente.
  • Margem Rec. Mes: Possui as mesmas regras da coluna anterior, porém o valor de cada pedido a ser somado é o valor total dos produtos subtraído do custo total do pedido.
  • Pedidos Recebidos Mes: Quantidade de pedidos liberados no mês.
  • Pedidos Faturados Mes: São todos os pedidos que estão faturados e que a data do faturamento seja entre o primeiro dia do mês e a data de geração do relatório. A diferença entre esta coluna e a coluna "Valor Rec. Mes" é que nesta coluna aparecem apenas os faturados, já na coluna "Valor Rec. Mes" aparecem os pedidos faturados e também os pedidos que já passaram pela liberação de vendedor, preço e crédito.
  • Margem Bruta Faturada Mes: Esta coluna possui as mesmas regras da anterior, porém o valor somado a ela é o valor total dos produtos subtraído do custo total do faturamento.
  • Valor a Faturar Mes: Esta coluna trás os pedidos que já foram liberados no sistema, porém não foram faturados ainda, ou seja, os pedidos que a data em foi encaminhado para separação ou aguardando faturamento esteja entre o primeiro dia do mês e o dia da geração do relatório, e que este pedido ainda não esteja faturado.
  • % atendido: É o percentual de pedidos da coluna "Valor Rec. Mes" que foi faturado. Falando a grosso modo o valor desta coluna é calculado através da divisão da coluna "Pedidos Faturados Mes" pela "Valor Rec. Mes".
  • Margem (mes): A margem do mês é cadastrada na tela "161 - Vendedor", no campo "Margem de venda mensal" presente na aba "Vendedor".
  • Margem (dia): É a margem do mês dividida pela quantidade de dias úteis no mês.
  • Margem Atingida (mes): É o percentual que foi atingido na margem do mês. Ou seja, é o valor da coluna "Margem Rec. Mes" dividido pela "Margem (mes)".
  • Margem Atingida (dia): É o percentual que foi atingido na margem do dia. Ou seja, é o valor da coluna "Margem Pedidos do dia" dividido pela "Margem (dia)".

Observações:

  • Todos os valores dos pedidos são baseados no valor de total dos produtos. Ou seja, os valores apresentados no relatório são obtidos sem o valor de impostos.