Remessa Retorno

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Remessa/Retorno.


Visão Geral

Esta tela serve para enviar todos os agendamentos gerados do dia para o banco através de uma remessa, e também consultar os arquivos de retorno do banco.

Remessa/Retorno


Conteúdo

Abaixo mais informações sobre o significado de:

  • Agendamento
  • Remessa
  • Retorno

Agendamento

Toda nota que é faturada e que tenha em sua condição de pagamento uma parcela definida com o
tipo de cobrança boleto, é gerada um agendamento.

O agendamento contém todas as informações necessárias para se gerar um boleto. Ao final do
dia será gerado um arquivo de remessa que conterá todos esses agendamentos.

Procuramos tornar a tela mais intuitiva por adicionar cores em lugares chaves.

Por exemplo temos o botão "Gerar Remessa" em azul e a grade "Agendamentos" em azul também, isso
significa que o botão "Gerar Remessa" depende das informações contidas na grade "Agendamentos"
para poder gerar o arquivo. O mesmo se dá com o botão "Gerar Arquivo" que está com a cor marron.
Para gerar o arquivo é necessário ter uma remessa selecionada na grade "Remessas". E para usar o
botão "Processa Retorno" seguimos a mesma lógica.


Remessa

Para gerar a remessa é necessário ter uma "Carteira de cobrança" selecionada e ao menos alguma
linha da grade "Agendamentos" marcada como checado.

O sistema faz uma pré-checagem cadastral para verificar se as informações mínimas necessárias
estão preenchidas, caso contrário uma mensagem de alerta aparecerá na tela informando o código
do cliente que apresenta inconsistência.

Se tudo correr bem uma nova linha aparecera na grade "Remessas" indicando que foi gravada com
sucesso porém, ela estará apenas gravada no banco de dados. Será necessário clicar no botão
"Gerar Arquivo" para que ele seja salvo fisicamente. O sistema fará isso automaticamente
perguntando se deseja gerar o arquivo da remessa gerada. Assim sendo o arquivo estará preparado
para ser enviado ao banco.


Retorno

O retorno é um arquivo padronizado que o banco envia com informações dos títulos processados,
nele podemos identificar boletos que foram pagos, protestados, rejeitados e etc.

Para isso deve-se clicar no botão "Processa Retorno" que por sua vez abrirá uma caixa de diálogo
solicitando que o usuário indique o local onde foi salvo o arquivo de retorno, após isso deverá
clicar no botão Upload. Se o layout do arquivo escolhido corresponde com a carteira de cobrança
selecionada o sistema irá processar o arquivo de retorno, isso significa que se houver algum
pagamento, automaticamente o conta a receber relacionado aquele boleto será pago.

O retorno processado ficará registrado no banco de dados para que possa ser consultado futuramente
caso haja necessidade. Todos os detalhes dos títulos processados poderá ser acompanhado na aba
"Retornos".